terça-feira, 28 de setembro de 2010

"CONFIANÇA - BISPA RUBIA"

Por Isso, não abram mão, nunca abandonem a confiança que vocês têm em Deus. Ela será ricamente recompensada." (Heb 10:35)

Ja há algum tempo que esse versículo da Palavra de Deus tem me impressionado. Primeiro porque confiar não é a mesma coisa que crer. Podemos muito bem acreditar e ao mesmo tempo estar com a confiança abalada. E em segundo lugar por perceber que somos tentados, muitas vezes, a abrir mão da nossa confiança em Deus.

Confiança é muito subjetivo, difícil de definir-se porque não pode ser medida. É preciso ter confiança em quem se confia para poder confiar. Por isso procurei em alguns discionários o significado da palavra confiança para poder entender melhor porque a Palavra de Deus nos adverte a NÃO ABANDONAR A NOSSA CONFIANÇA EM DEUS. Achei as seguintes definições:

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém.

Confiança é a previsibilidade do comportamento do outro.

Quando eu confio totalmente não negocio. Assino um"cheque em branco" e entrego.

Muita negociação demonstra falta de confiança.

Além de tudo isso ainda acredito que confiança é a base para todos os relacionamentos interpessoais. Quando se perde a confiança, o relacionamento pode até se manter, mas em um nível muito superficial.

Se confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, Deus se dá a conhecer através da Sua Palavra e nos chama a ter comunhão com Ele pela oração. Mais do que ter comunhão, Deus deseja compartilhar da Sua intimidade conosco:"A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança."( Sl 25:14). Abraão tinha intimidade com Deus, portanto conhecia a Deus. O grande tempo de espera pela concretização da promessa não pode abalar sua confiança de"Aquele que prometeu era fiel para cumprir", ( Rm 4: 16 – 21).
O que pode abalar sua confiança em Deus? Poderia ser uma notícia ruim? Ou a incerteza de que Deus realmente se importa com você? ou ainda a espera por uma resposta de oração? Você ja fez uma ou duas ou mais campanhas de oração mas a resposta simplesmente ainda não chegou? Isso abala sua confiança em Deus?

Seja o que for, no meio da"prova da confiança" você pode decidir-se por manter firme a sua confiança em Deus. Declare a Palavra: Deus é fiel para cumprir o que prometeu. Ore, e ore novamente. Não abra mão da sua confiança Ela será ricamente recompensada.

O texto biblico de Hebreus termina com a seguinte exclamação:

"Nós não somos gente que volta atrás [que desiste] e são destruídos; somos, entretanto,da fé, dos que creem [mantendo a nossa confiança em Deus] e somos salvos." ( Rm. 10:35 -39)

Bpª Rubia de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário